S5 Big Picture - шаблон joomla Новости
Património

Património

A nossa paróquia possui um conjunto de infra-estruturas que lhe permitem uma melhor realização dos seus objectivos, sejam eles de âmbito pastoral ou social.

Igreja Paroquial

A “velhinha” igreja paroquial, única pela sua dupla nave, duplo altar-mor e dupla porta principal, continua a ser a imagem e rosto desta freguesia. Não se sabe ao certo a sua idade, sabe-se sim que é um edifício bastante antigo de arquitectura popular (talvez do inicio da nacionalidade Sec. XII-XIII) e que ao longo da sua história terá sofrido vários aumentos e alterações. Sofreu recentemente obras de restauro e conservação (2003-2004), mais concretamente, recebeu um novo telhado foram-lhe restaurados os seus belos altares.

Capela de santa Luzia

Centro Paroquial

O nosso Centro Paroquial tem-se revelado de inegável utilidade não só para as actividades de índole pastoral e social mas também na vertente cultural. No seu rés-do-chão alberga o Centro Social nas suas variadas valências, sendo que começa a ser pequeno. O andar superior é ocupado pelo salão paroquial que serve para as celebrações eucarísticas dominicais (a igreja paroquial é pequena e insuficiente), grandes reuniões e para a realização de actividades culturais (teatro, concertos musicais, saraus e outras). Este mesmo andar é composto por mais duas salas ocupadas por actividades pastorais (catequese reuniões de formação) e pela Escola de música de S. Tiago

Centro Pastoral S. Tiago

Espaço Multiusos

Antiga residência paroquial foi recentemente restaurada para nela funcionar o Centro Pastoral S. Tiago. Um espaço a usar pela catequese paroquial, mas fundamentalmente um espaço que se pretende polivalente ao serviço do Centro Social, da cultura (exposições) e associações da freguesia.

Nova Avenida

Com apoio da câmara e da junta de freguesia foi construída a nova avenida de acesso ao Centro Social e Salão paroquial. Não existem dúvidas da importância desta obra para a paróquia e mesmo para toda a freguesia. Obrigado pois, em nome de toda a comunidade, à Câmara Municipal e à anterior Junta de Freguesia de Carvalhosa

Nova Residência Paroquial

É uma pergunta corrente – nova residência paroquial porquê e para quê?

Vai sendo do conhecimento público que a antiga residência não se encontrava já em situação habitável. Para a tornar habitável seria necessário gastar uma verba superior à construção de uma nova.

Ora, é também um facto que o número de salas disponíveis para a catequese era tremendamente insuficiente, uma vez que o crescimento do centro social e das suas valências foi progressivamente “roubando” salas à catequese.

Por tudo isso optamos por, restaurar a “velha” residência para nela funcionar o Centro Pastoral (catequese, reuniões, grupos). Aproveitando as placas existentes e sem grandes adaptações e sem grandes gastos temos um espaço útil e bastante agradável.

Inicialmente foi colocada a hipótese de não se construir nova residência, até porque o actual pároco não reside na freguesia. Mas como será no futuro? Se o actual ou o sucessor tiver necessidade de residência, terá que procurar residência fora?

Não deverá a paróquia ter condições para a residência do seu pároco?

Tendo presente estas questões resolveu-se avançar para a construção de nova residência paroquial situada num local bem mais tranquilo.

 

1.jpg 2.jpg 4.jpg big5.jpg

Jornal do Leitor

Pároco - Atendimento

CARVALHOSA - Quarta Feira às 18h30

EIRIZ - Quinta Feira às 19h30

SANFINS DE FERREIRA - Terça-feira às 19h30

FIGUEIRÓ - Sexta-feira às 18h30

Secretaria Paroquial

Segunda a Sexta Feira

10h às 12h e das 14h às 19h

Sábado

10h às 12h e das 14h às 17h

Cartório Paroquial de Carvalhosa

S5 Box