S5 Big Picture - шаблон joomla Новости
Grupo Bíblico

Grupo Biblico

Porquê este nome

“Da Bíblia para a Vida”  porque queremos que a nossa vida seja conduzida segundo a Palavra de Deus, à  luz do pensamento cristão. Para tanto, necessitamos beber na Fonte, que é a Bíblia, e levar para a vida os seus ensinamentos.

Quem somos

Somos um Grupo de pessoas que reúne quinzenalmente, às Segundas-feiras, das  21 às 22 horas, no Salão, em uma das salas.

Somos pessoas normais, sem nenhuma especialização em Bíblia, mas que queremos crescer mais, conhecer e entender melhor a Palavra proclamada e escutada. Porque só conhecendo-a bem, a podemos viver, e viver melhor.

O que fazemos

Lemos e escutamos a Palavra de Deus, reflectimos e meditamos nela, rezamos com ela.

Falamos de problemas, nossos e de outras pessoas, do grupo ou fora dele, solidarizamo-nos com elas e procuramos encontrar soluções.

Também convivemos no grupo e com o Grupo.

Como qualquer grupo, temos regras necessárias para uma boa organização e funcionamento, regras que procuramos cumprir.

Quem pode participar no Grupo

Todos podem participar no Grupo. Este Grupo Bíblico está aberto a todos quantos pretendam e desejem aprofundar mais os seus conhecimentos sobre a Bíblia. Aqui, com a Bíblia, encontramos a Palavra de Deus que nos quer admitir na comunhão com Ele.

Não há idades. As pessoas do nosso Grupo têm idades diversificadas, compreendidas entre os 20 e os 80 anos.

Portanto, também tu podes participar. Aparece e traz a Bíblia contigo.

O que é a Bíblia

Podemos dizer que a Bíblia é uma estante com 73 livros guardados.

 É importante falar da Bíblia, pois é dela que são tiradas as leituras que se proclamam nas Eucaristias, quer aos Domingos, quer à semana, nas igrejas.

Quando chegares ao nosso Grupo, vamos mostrar-te coisas muito simples sobre este livro feito de livros, no qual se encontra, segundo a fé dos judeus e dos cristãos, a revelação de Deus.

Este livro, embora escrito por homens, foi inspirado por Deus. A Bíblia é, por isso, o nosso Livro Sagrado.

A Bíblia é um conjunto de livros

A Bíblia é, para os judeus e para os cristãos, o mais importante dos livros. Não apenas por transmitir a Palavra de Deus, mas também pela sua própria organização. Trata-se de uma verdadeira biblioteca ou, pelo menos, de uma boa estante de livros.

Estamos habituados a olhar para a Bíblia como um só livro, pois é assim que ela se apresenta nas suas edições. Mas a verdade é que se trata de uma colecção de livros encadernados num só volume. A palavra Bíblia, em grego, é uma palavra no plural e significa os livros. Na verdade, a Bíblia é composta por 73 Livros, cujos nomes vamos conhece-los.

Ainda que toda a palavra de Deus lida na liturgia seja tirada do volume da Bíblia, nunca se diz Leitura do livro da Bíblia, mas sim Leitura do livro do Génesis... ou Leitura do Profeta Isaías... ou Leitura do Evangelho segundo São Lucas…etc. pela razão simples de que nenhum dos seus livros se chama "Bíblia".

Nós, aqui no Grupo, quando em voz alta lemos na Bíblia, enunciamos: Do livro do Génesis…ou do livro de Isaías…ou do Evangelho de São Lucas…etc.

As duas partes da Biblia

A Bíblia divide-se em duas grandes partes. Nós, os cristãos, chama­mos Antigo Testamento à primeira, ou seja, a tudo o que foi escrito antes de Jesus Cristo, e Novo Testamento à segunda, isto é, ao que foi escrito depois da morte e ressurreição do Senhor.

A Biblia judaica é apenas aquilo que nós chamamos Antigo Testa­mento, e divide-se em três blocos: a Lei, os Profetas, e os outros escritos.

O Novo Testamento é muito mais pequeno do que o Antigo. Também nós o dividimos em partes: os Evangelhos, o livro dos Actos dos Apóstolos, as Cartas de São Paulo, as Cartas dos outros Apóstolos e o Apocalipse.

Hoje a Bíblia está traduzida na maioria das línguas que se falam em todo o mundo. Mas foi escrita originalmente apenas em três, o hebraico, o aramaico e o grego, e em épocas muito distantes umas das outras.

Além disso, os livros bíblicos são de géneros muito variados. Encon­tramos neles contos, relatos, discursos, leis, sermões, provérbios, visões, etc. Mas para os crentes toda a Bíblia é obra de um único Artista, o Espirito de Deus. Por isso ela é tão importante para nós.

Para não levarmos à letra, muito daquilo que lemos na Bíblia, é preciso conhecer o texto e o contexto em que foram escritos os 73 livros que a compõem.

Aprender a gostar da Biblia

Como é que se chega a gostar de um alimento? Provando-o, saboreando-o. Como é que se aprende a gostar de uma pessoa? Falando com ela, admirando o que ela faz bem feito, descobrindo os seus encantos, deixando-se cativar por aquilo que ela diz, por aquilo que ela faz, por ela própria.

No caso da Bíblia isso há-de acontecer abrindo-a, lendo-a com fé, saboreando-a, descobrindo cada dia mais coisas sobre ela, aplicando a nós mesmos, aquilo que ela diz.

Os leitores devem aprender a gostar assim da Bíblia, como o diz de maneira admirável St.º Agostinho, ao comparar a Bíblia às boas pastagens dos montes, onde o rebanho do Senhor encontra alimento abundante e saboroso: «As páginas da Escritura divina são as montanhas de Israel. Apascentai-vos nela, se quereis apascentar-vos em segurança. Tudo quanto nela encontrais, saboreai-o bem; tudo o que encontrais fora dela, rejeitai-o. Para não vos perderdes no meio do nevoeiro, ouvi a voz do Pastor. Reuni-vos nos montes da Santa Escritura. Aí estão as delícias do vosso coração, aí nada é venenoso, nada é prejudicial; são as pastagens fertilíssimas dos montes de Israel. Vinde, ovelhas sãs; vinde vós somente, e apascentai-vos nas pastagens sadias dos montes de Israel» (St.º. Agostinho, Sermão 46 sobre os pastores).

É sempre importante que nos habituemos a ler as pequenas introduções que vêm na Bíblia, para fazermos uma ideia do tema principal de cada um dos seus livros, da forma como se dividem, das suas características, etc. Devemos também estar sempre dispostos a aprender algo mais sobre este livro maravilhoso. Mas sobretudo devemos ter paixão pela sua leitura pessoal, devemos rezar com ele nas mãos e como ele ensina a rezar, especialmente nos Salmos. É isso apascentar-se nas suas pastagens sadias.

GRUPO BÍBLICO - "Da bíblia para a Vida"

Orientadores

Fernanda Torres

José Meireles

Da Biblia para vida

Pároco - Atendimento

CARVALHOSA - Quarta Feira às 18h30

EIRIZ - Quinta Feira às 19h30

SANFINS DE FERREIRA - Terça-feira às 19h30

FIGUEIRÓ - Sexta-feira às 18h30

Secretaria Paroquial

Segunda a Sexta Feira

10h às 12h e das 14h às 19h

Sábado

10h às 12h e das 14h às 17h

Cartório Paroquial de Carvalhosa

S5 Box