S5 Big Picture - шаблон joomla Новости
Carmelitas Seculares

Carmelitas Seculiares

HISTORIAL ESPIRITUAL

Este grupo, nasce duma certa “curiosidade espiritual”, alguém regressa duma vida de clausura e nota-se uma aproximação muito rápida e discreta acerca “daquela vida oculta sabe nada sobre nada”... Pensam as pessoas. É evidente e já dizia a minha Mestra e com toda a veracidade,” que quando Deus chama, chama para sempre” e assim acontece… Deus serve-se das pessoas para transmitir AQUILO QUE ELE QUER… AQUEM QUER…E QUANDO QUER, então, a “boca fala da abundância do coração”… vão fazendo perguntas, ás quais se pode responder, como por exemplo: o que são Laudes, …Vésperas, … exame de consciência duas vezes por dia? Como pode ser isso? Que trabalhos fazem?

Quanto tempo reza? A que horas se levantam? Conseguem? É duro? Cus ta o silencio? Só falam duas horas por dia? Como? Fale-nos de Stª Teresinha e aquela de Espanha e aquele outro, doutor da Igreja, baixinho mas um grande Santo?...Quem fazia estas ultimas perguntas, já estava “entrada na oração”, como diz Stª Teresa D’Ávila (Reformadora da Ordem dos Carmelitas Descalços, bem como S. João da Cruz - ambos, juntamente com Stª Teresinha de Jesus, Doutores da Igreja, e esta ultima acalmada padroeira das missões).

Os nossos encontros do GRUPO DE ORAÇÃO “PARTILHA E VIDA” do Renovamento Carismático, tornou-se num verdadeiro diálogo, de perguntas e respostas nos primeiros tempos e terminávamos por dar graças a Deus Pai que a todos nos chama a tomar do Seu Reino de amor e de Santidade apesar da nossa condição de pecadores.

P. Alpoim OCD, nessa altura (1998) estava no Convento das Avessadas - Marco de Canaveses, e como era Director Espiritual falei-lhe desta necessidade de um certo numero de pessoas desejarem aperfeiçoar a sua vida espiritual – havia cada vez mais um zelo dentro de cada um sobre a vida Carmelita …nasce deste dialogo a formação da“Fraternidade” que como dissemos, nasceu no Porto e ao fim dum ano passando para a nossa Paróquia, fica P. Alpoim nosso Assis tente espiritual, mesmo aquando mesmo aquando Provincial, não nos deixa…, arranja sempre tempo para cumprir a sua grande e difícil tarefa/missão.

Foi bem-vindo á nossa paróquia, não só pelo P. Archer, com foi com grande alegria que o nosso P. A velino soube que P. Alpoim estava entre nós, pois conhecia-o muito bem dos retiros que fizera no Marco.

QUE FAZEMOS, QUE DEVERESA CUMPRIR…

Temos formação uma vez por mês, como esta referido em cima, um retiro anual não só para a ordem secular mas foi sempre aberto a toda a Comunidade Paroquial só não aproveita quem “não quer… “ uma oportunidade única em pouquíssimas Paroquias dentro e fora da nossa Diocese, P. Avelino avisou em dois fins de semana seguidos… onde estavam os catequistas? E os elementos que fazem parte dos grupos de serviço? E dos grupos espirituais? Era em casa … os custos foram poucos… Deus sabe tudo á cerca de todos …”se vos não falardes, falaram as pedras da rua…

Quem pode, desloca-se a Fátima para a Assembleia Nacional da Ordem Secular dos Carmelitas Descalços. Quem pode, faz retiro num fim-de-semana em Junho no Marco de Canaveses com Padres da OCD e ainda Quem pode, acompanha alguma peregrinação que de acordo com todos se organize.

Nesta formação dada pelo Assistente Espiritual, acompanhamos sempre o ritmo da ordem tanto para os Padres como para as Madres, Este ano é dedicado a S. João da Cruz… já tivemos dois encontros a escutar a sua doutrina a doutrina da Igreja na vida de um homem como nós, uma vida que cativa qualquer alma sedenta de aperfeiçoar e caminhar na verdade… as suas obras são o retrato vivo duma ”alma enamorada” por Deus – A palavra de Deus

Os nossos deveres, são os deveres dos Baptizados – dos filhos de Deus. Temos uma regra, Constituições…”Viver em obséquio de Jesus Cristo “ através da “ amizade com quem sabemos que nos ama “, servindo a Igreja. Sob a protecção de Nossa Senhora do Monte Carmelo, segundo a inspiração de Santa Teresa de Jesus, S. João da Cruz e a tradição bíblica do profeta Elias procuram aprofundar o compromisso cristão recebido no seu baptismo.(Cap. I mº3 – Cont.)

Carmelitas Seculiares

“Chama vida de amor”de S. João da Cruz.

Pároco - Atendimento

CARVALHOSA - Quarta Feira às 18h30

EIRIZ - Quinta Feira às 19h30

SANFINS DE FERREIRA - Terça-feira às 19h30

FIGUEIRÓ - Sexta-feira às 18h30

Secretaria Paroquial

Segunda a Sexta Feira

10h às 12h e das 14h às 19h

Sábado

10h às 12h e das 14h às 17h

Cartório Paroquial de Carvalhosa

S5 Box